HistA?ria

A Escola MA�dica de PA?s-GraduaA�A?o foi criada emA�16 de marA�o deA�1953, por iniciativa do Professor Rubem da Costa Leite Amarante que identificou a grande demanda de mA�dicos recA�m-formados que procuravam os serviA�os dos diversos ramos da Medicina para se especializarem. Para criar cursos oficiais e com a chancela de uma universidade, Amarante procurou o Reitor da PUC-Rio, na A�poca Padre Pedro BelizA?rio Veloso, que se entusiasmou com o projeto levando-o ao conhecimento do Cardeal que tambA�m o aprovou.

Amarante, entA?o autorizado pela direA�A?o da Universidade, convidou os vA?rios professores de renome daquela ocasiA?o que, no entanto,A�nA?o ocupavam cA?tedras, e os apresentou ao MagnA�fico Reitor que os aprovou apA?s breve estudo. Estava assim criada em MarA�o de 1953 a Faculdade de AperfeiA�oamento MA�dico, depois Instituto de AperfeiA�oamento MA�dico, pois naquela ocasiA?o nA?o era usual a denominaA�A?o de PA?s-GraduaA�A?o.

Rubem Amarante ocupou a DireA�A?o nos primeiros cinco anos, sendo tambA�m o Professor Titular de Otorrinolaringologia atA� 1980, quando foi jubilado, recebendo o tA�tulo de Professor EmA�rito.

Da criaA�A?o do Instituto de AperfeiA�oamento MA�dico atA� os dias de hoje jA? exerceram o cargo de Diretor os seguintes Professores Titulares: GeraldoA�SiffertA�de Paula e Silva, IvanA�Lemgruber, Hildebrando Monteiro Marinho, SA�rgioA�Novis, Francisco de Paula Amarante Neto, Paulo Niemeyer Filho, Mauro Pena, Hilton Augusto Koch, David Rubem Azulay e, atualmente, Roberto Alves LourenA�o.

SA?o mA?ltiplas as opA�A�es que se apresentam aos interessados em desenvolver seus conhecimentos e aprofundA?-los em especialidades mA�dicas, atravA�s dos cursos de pA?s-graduaA�A?oA�latoA�sensu. Os cursos de especializaA�A?o mA�dica contribuemA�tantoA�para o aperfeiA�oamento profissional, quanto para o desenvolvimento da cultura mA�dica.

A bem sucedida experiA?ncia da Universidade no campo da especializaA�A?o mA�dica, hoje com 33 cursos, certamente permitirA? que o interessado encontre aqui a opA�A?o de escolha para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual.