Historia

A Escola MAi??dica de PA?s-GraduaAi??A?o foi criada emAi??16 de marAi??o deAi??1953, por iniciativa do Professor Rubem da Costa Leite Amarante que identificou a grande demanda de mAi??dicos recAi??m-formados que procuravam os serviAi??os dos diversos ramos da Medicina para se especializarem. Para criar cursos oficiais e com a chancela de uma universidade, Amarante procurou o Reitor da PUC-Rio, na Ai??poca Padre Pedro BelizA?rio Veloso, que se entusiasmou com o projeto levando-o ao conhecimento do Cardeal que tambAi??m o aprovou.

Amarante, entA?o autorizado pela direAi??A?o da Universidade, convidou os vA?rios professores de renome daquela ocasiA?o que, no entanto,Ai??nA?o ocupavam cA?tedras, e os apresentou ao MagnAi??fico Reitor que os aprovou apA?s breve estudo. Estava assim criada em MarAi??o de 1953 a Faculdade de AperfeiAi??oamento MAi??dico, depois Instituto de AperfeiAi??oamento MAi??dico, pois naquela ocasiA?o nA?o era usual a denominaAi??A?o de PA?s-GraduaAi??A?o.

Rubem Amarante ocupou a DireAi??A?o nos primeiros cinco anos, sendo tambAi??m o Professor Titular de Otorrinolaringologia atAi?? 1980, quando foi jubilado, recebendo o tAi??tulo de Professor EmAi??rito.

Da criaAi??A?o do Instituto de AperfeiAi??oamento MAi??dico atAi?? os dias de hoje jA? exerceram o cargo de Diretor os seguintes Professores Titulares: GeraldoAi??SiffertAi??de Paula e Silva, IvanAi??Lemgruber, Hildebrando Monteiro Marinho, SAi??rgioAi??Novis, Francisco de Paula Amarante Neto, Paulo Niemeyer Filho, Mauro Pena, Hilton Augusto Koch, David Rubem Azulay e, atualmente, Roberto Alves LourenAi??o.

SA?o mA?ltiplas as opAi??Ai??es que se apresentam aos interessados em desenvolver seus conhecimentos e aprofundA?-los em especialidades mAi??dicas, atravAi??s dos cursos de pA?s-graduaAi??A?oAi??latoAi??sensu. Os cursos de especializaAi??A?o mAi??dica contribuemAi??tantoAi??para o aperfeiAi??oamento profissional, quanto para o desenvolvimento da cultura mAi??dica.

A bem sucedida experiA?ncia da Universidade no campo da especializaAi??A?o mAi??dica, hoje com 33 cursos, certamente permitirA? que o interessado encontre aqui a opAi??A?o de escolha para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual.