Psiquiatria

Prof. Jorge Alberto Costa e Silva

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Coordenador: Prof. Jorge Alberto Costa e Silva

Número de vagas: 16 (dezesseis)

Carga horária: 2.880 horas

Objetivo: Habilitar os médicos nas competências cognitivas, atitudes e ações que o capacitem a exercer em sua melhor forma ética e científica a prática médica psiquiátrica. O trabalho é realizado na equipe multiprofissional, com atividades de psicoterapia integrada a prática médica. O programa teórico leva em consideração os novos recursos advindo da evolução da neurociência, levando ao avanço dos recursos diagnósticos e terapêuticos como a neuromodulação, levando em conta a reabilitação em quadros com comprometimento cognitivo. O curso inclui atividades teóricas no primeiro, segundo e terceiro anos e nos cursos de aperfeiçoamento oferecidos no audtório do Instituto Brasileiro do Cérebro (INBRACER), no Serviço de Psiquiatria do Prof. Jorge Alberto Costa e Silva, na Santa Casa da Misericórdia e no ambulatório de Psiquiatria da PU-Rio, com atividades ambulatoriais, supervisionadas por preceptores e com um trabalho multiprofissional, estágio em hospitais psiquiátricos especializados (no momento, possuímos convênios com Espaço Clif e Clínica Jorge Jaber).

Frequência de aulas

Aulas teóricas:

Durante os três anos haverá aulas teóricas, um dia por semana, das 09h às 18h, no auditório do Instituto Brasileiro do Cérebro (INBRACER).

No primeiro ano, essas aulas serão ministradas nas quintas-feiras.

Além dessas, haverá workshops mensais de um dia que unirão os três anos do curso de pós-graduação, para aprofundamento de assuntos tratados no curso e atualidades em psiquiatria.

Aulas práticas:

A partir do segundo mês do primeiro ano de curso, o aluno, dependendo da sua disponibilidade de horário e escolha do preceptor (professor de Psiquiatria), iniciará o estágio prático no Ambulatório do Serviço de Psiquiatria do Prof. Costa e silva – Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Inicialmente, o aluno deverá acompanhar o atendimento do preceptor e, ao final de cada atendimento, haverá uma pequena discussão do caso e da prescrição instituída. À medida em que este atendimento evolui, do interesse e aproveitamento do alunos, e após avaliação do preceptor, será aberta a oportunidade de continuar atendendo os pacientes que forem designados, no horário do preceptor que estará disponível para tirar as dúvidas do aluno.

No segundo ano do curso, o aluno iniciará acompanhamento de estágio em Hospital Psiquiátrico, em horário que varia dependendo da disponibilidade da clínica e da preferência (sempre que possível) do aluno; podendo manter seu ambulatório na Santa Casa, iniciado no ano anterior.

No terceiro ano do curso, o aluno iniciará acompanhamento de estágio em Hospital Psiquiátrico especializado e em ambulatórios especializados no Serviço de Psiquiatria da Santa Casa e do ambulatório de Psiquiatria da PUC-Rio.

Época de inscrição para seleção: 01 a 14/02/2017

Requisitos para inscrição: graduação em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ).

Documentos exigidos para inscrição: 02 fotos 3×4, RG, CPF, CRM, comprovante de residência, diploma de Medicina.

Data da prova de seleção: 15/02/2017

Disciplinas:

Mensalidade: R$ 1.350,00

Inscrição: Setor de Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro – Rua Santa Luzia, 206 – Centro. (mesmo local da prova)

Bibliografia para a prova: Kaplan & Sadock – Compêndio de Psiquiatria, 11ª Ed.; Hales & Yudofsky – Tratado de Psiquiatria Clínica, 5ª Ed.

Telefone: (21) 2539-2196