Suplementos de vitamina D são mais eficazes no combate à gripe

Victória Guimarães

 

Ingerir comprimidos de vitamina D é mais eficaz contra a gripe do que a aplicação de vacinas.

A descoberta foi publicada no periódico científico British Medical Journal e revela que ingerir suplementos deste composto lipossolúvel ajuda a combater resfriados, gripes e outras infecções que podem afetar o trato respiratório. O sistema imunológico utiliza a vitamina D para estimular as defesas naturais do corpo agindo como um recurso antimicrobiano.

A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Queen Mary, em Londres, reuniu dados de 11. 321 pessoas e administrou 25 experimentos distintos. Foram analisadas infecções do sistema respiratório, desde simples resfriados a pneumonias.

Segundo os dados coletados, uma a cada 33 pessoas que tomam suplementos de vitamina D evita o contágio da infecção. Em contrapartida, na aplicação da vacina antigripal, a taxa de prevenção é de uma para cada 40 pessoas.

Nos Estados Unidos, as infecções respiratórias agudas são responsáveis por 10% das visitas ambulatoriais e de emergência. E em 2013 causou cerca de 2,65 milhões de mortes em todo o mundo. A pesquisa defende o uso do suplemento junto com as refeições para acrescentar à produção da vitamina que o próprio corpo produz, por exemplo, quando exposto à luz solar.

O número de pessoas que apresentam deficiência em vitamina D é maior em países cujo inverno é rigoroso. De acordo com Adrian Martineau, diretor da pesquisa, os maiores e mais fortes efeitos da vitamina no corpo, após o consumo do suplemento, são justamente nesses indivíduos que possuem a carência e que ingerem o complemento diária ou semanalmente.

Além de agir contra gripes e resfriados, a vitamina D também é eficaz no fortalecimento dos ossos, prevenindo faturas principalmente em idosos. Atua contra a diabete tipo 2, pois a mesma também age na regulação de insulina. Além de ser uma boa aliada contra o câncer, sendo capaz de regular o crescimento celular.

Publicado em Sem categoria