TPM: A importA?ncia de conhecA?-la e formas naturais de amenizar o problema

Leticia de Oliveira

A� Fazendo-se notar ou nA?o, os sintomas da tensA?o prA�-menstrual, popularmente chamada de TPM, atingem mais de 70% das mulheres brasileiras e merecem cuidados especiais. A boa notA�cia A� que existem opA�A�es naturais, sobretudo na alimentaA�A?o, que podem melhorar e muito os sintomas nos dias anteriores A� menstruaA�A?o. A�Alimentos ricos em fibras, oleaginosas, peixes e atA� mesmo o chocolate podem contribuir para uma qualidade de vida melhor, mesmo durante a TPM.

Ainda que nA?o represente um perigo para a saA?de, a sA�ndrome da tensA?o prA�-menstrual pode prejudicar e muito a qualidade de vida. Algumas mulheres chegam a sentir seus sintomas por mais de duas semanas; outras, ainda que os sintam por menos tempo, sofrem com a forma mais intensa desse problema. Em casos extremos, os sintomas da TPM podem ser confundidos com problemas graves, como a depressA?o, por exemplo, jA? que umas das manifestaA�A�es do perA�odo prA�-menstrual sA?o a tristeza e o desA?nimo sem razA�es aparentes.

Consumir bastante fibra A� algo que ajuda a eliminar toxinas e garante saciedade por mais tempo, mesmo no perA�odo de tensA?o prA�-menstrual, quando muitas mulheres sofrem de aumento do apetite devido A� ansiedade. Oleaginosas como semente de girassol e nozes sA?o ricas em zinco e proteA�nas, substA?ncias que garantem mais energia ao corpo para enfrentar o cansaA�o tA�pico dos dias de TPM. Para as que sentem um desejo maior por doces no perA�odo, A?tima notA�cia: o chocolate pode ser um aliado, desde que consumido em sua forma mais amarga, com teor de 70% de cacau ou mais. A recomendaA�A?o A� feita porque o doce estimula a produA�A?o de serotonina e dopamina, substA?ncias ligadas ao prazer e ao bem-estar.

De acordo com a Dra. Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio A� Mulher com TensA?o PrA�-Menstrual do Hospital das ClA�nicas da USP, tambA�m A� fundamental que as mulheres tenham autoconhecimento e informaA�A?o sobre o problema. a�?Os hormA?nios mudam nosso humor? Mudam. Vamos, entA?o, trabalhar com eles. A mulher jA? venceu tantos obstA?culos que conseguirA? vencer mais esse facilmente, desde que queira. Ela sabe que a mudanA�a dos hormA?nios vai alterar o seu humor, estA? anotando no calendA?rio e jA? percebeu que anda mais irritadaa�?, explica Mara.

A prA?tica esportiva tambA�m A� A?tima aliada ao combate A� tensA?o prA�-menstrual. a�?ExercA�cios fA�sicos ajudam muito, porque reduzem a tensA?o, a depressA?o e melhoram a autoestimaa�? lembra a dra. Mara. O exercA�cio fA�sico traz esses benefA�cios por estimular, assim como o chocolate, a produA�A?o de substA?ncias ligadas ao prazer, ao relaxamento e ao bem-estar. Entre as mais liberadas durante a prA?tica esportiva estA?o a endorfina, a serotonina e a dopamina.

 

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